8 Surpreendentes Lugares Para Visitar em Trancoso

Você já visitou as prias de Trancoso, curtió nas barracas, mas ainda quer visitar algum outro lugar especial em Trancoso? Vamos mostrar os lugares mais especiais de Trancoso, esses que não aparecem nas guias de viagens, onde você poderá viver uma experiência única.

Se você é um blogueiro e precisa manter sua audiência feliz, aqui também encontrará lugares perfeitos para criar o conteúdo ideal para seu Instagram ou TikTok.

1. FOZ DO RIO DA BARRA

A foz do Rio da Barra é um espaço incrível e único, que oferece uma experiência que as fotos simplesmente não conseguem capturar. Cada visita é uma experiência única, pois tanto a correnteza do rio quanto as marés mudam constantemente a sua geografia.

Além disso, há um cantinho muito lindo para fazer fotos: uma passarela no mangue, que serve com acesso de uma casa privada até o rio.

Para acessar o Rio da Barra, existem várias opções disponíveis. É possível caminhar desde o estacionamento da praia dos Nativos, o que pode ser longo, mas é muito bonito, especialmente na maré baixa. Outra opção seria partir de alguma das barracas que ficam no caminho, conforme indicado no mapa da praia dos Nativos, ou diretamente da barraca do Rio da Barra.

Por fim, a última opção seria estacionar o carro na estrada de terra e atravessar a ponte de madeira acima do mangue, na servidão de passo. A própria passarela é uma atração em si mesma, linda para fazer umas boas fotos, e para acessá-la é preciso estacionar neste ponto específico. Cuidado com o trânsito, pois tem muitos carros circulando em alta velocidade.


2. RIO TRANCOSO

O Rio Trancoso é um ponto turístico de destaque que se localiza entre as praias dos Nativos e dos Coqueiros. Além de possuir uma paisagem incrível, é um local muito frequentado pelos moradores da região, graças ao charme das canoas e casinhas de pescadores que compõem a paisagem. Ainda, encontra-se ao lado da barraca de UXUA, uma referência na região.

Na imagem acima, podemos observar a casinha do pescador Guiu, a qual foi reconstruída após ter sido arrastada pela forte correnteza do rio, e atualmente tornou-se uma atração turística. Nas imagens abaixo, é possível ver a casinha em sua versão original antes de ser levada pela correnteza.

Além da casinha do pescador Guiu, há também outra charmosa casinha de pescadores localizada nas proximidades. Ambas as construções contribuem de forma significativa para a beleza da paisagem, juntamente com os barcos e canoas utilizados pelos pescadores locais.

O Rio Trancoso reserva um cantinho escondido e muito especial, que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos visitantes. Esse espaço encantador pode ser acessado a partir da localização exata indicada aqui.

Para chegar até esse lugar, é necessário percorrer um caminho por entre o mange ou pelo mesmo rio. Chegando lá, os visitantes se deparam com um ambiente tranquilo e acolhedor, cercado pela natureza exuberante e pela beleza do rio.

Esse espaço é ideal para relaxar, meditar, contemplar a paisagem ou simplesmente curtir um momento de paz e tranquilidade. É um verdadeiro refúgio em meio à agitação das praias mais movimentadas, e certamente vale a pena ser visitado pelos turistas que buscam uma experiência única e autêntica em Trancoso. Seguem as fotos a continuação.

Acessar o Rio Trancoso é extremamente fácil e há diferentes opções para chegar até lá. Uma das opções é descer caminhando desde o centro de Trancoso, atravessando a ponte na mangue e seguindo à esquerda por alguns metros até passar pela barraca de UXUA. Esse trajeto é muito agradável e proporciona uma caminhada tranquila e bonita pela região.

Outra opção é descer de carro e estacionar em uma das vagas disponíveis gratuitas a poucos metros da praia. Essa é uma opção mais conveniente para quem prefere evitar a caminhada ou está com crianças ou idosos. É importante lembrar que durante a alta temporada, o estacionamento pode ficar lotado, então é bom chegar cedo para garantir uma vaga.

Independentemente do meio escolhido para chegar até o Rio Trancoso, o importante é aproveitar ao máximo esse lugar encantador e todas as belezas que ele tem a oferecer.


3. RIO DOS FRADES

O Rio dos Frades é, sem dúvida, um dos cantinhos mais especiais de Trancoso. Esse lugar mágico é capaz de desafiar as leis da física, fazendo com que o tempo pare e o espaço se expanda diante dos nossos olhos.

Ao chegar ao Rio dos Frades, os visitantes se deparam com uma paisagem única cercada pela Mata Atlântica. O que realmente torna o Rio dos Frades tão especial é a sensação de paz e tranquilidade que ele transmite. Ao entrar em contato com a natureza exuberante e a energia desse lugar, é possível sentir o tempo parar e os problemas e preocupações se dissiparem.

O local é praticamente deserto e não é fácil de chegar. Caminhar pela praia de Itaquena não é viável porque a distância é muito longa e o passeio é extremamente cansativo, alem de ser uma praia deserta. A melhor opção é atravessar as dunas de areia da restinga em um quadriciclo. Algumas agencias de passeios oferecem esse trajeto ocasionalmente. Podem consultar na Ratatur ou na Trancoso Adverture.

Recomendamos evitar fazer o passeio de quadriciclo sozinho, pois é fácil se perder entre as dunas de areia e restinga. Além disso, dirigir um quadriciclo em terrenos acidentados pode ser perigoso e resultar em quedas e colisões. Portanto, é altamente recomendável ir acompanhado por um guia experiente.


4. VISTA DO VALE DOS BUFALOS

O Vale dos Búfalos separa Trancoso das praias do Espelho e Caraíva e precisa ser atravessado para chegar até elas. Ele não é chamado assim à toa, pois realmente é um vale com búfalos. Na época de chuvas, o Vale dos Búfalos pode ficar alagado quando o Rio dos Frades, que o atravessa, desce com um grande volume de água.

Há um mirante de onde é possível observar toda a grandeza do vale. O local possui um restaurante simples com um ambiente rural e uma bela vista do vale. É possível chegar ao mirante por estrada de terra. O acesso na estrada é por aqui, e depois vira a esquerda por essa rua. O estacionamento é aqui.


5. PONTES NO MANGE E CORREDORES

Trancoso é uma das vilas litorâneas que preserva o mangue, um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta e berço dos corais. Por isso, para chegar às praias, há vários pontos em que é preciso atravessar o mangue por meio de pontes de madeira.

Além disso, há outros acessos entre propriedades privadas, criados por corredores conhecidos como “servidão de passagem”, que permitem o acesso do público às praias. Esses corredores são cercados por muros de estacas de madeira, mantendo a estética rústica da vila.

Todos esses pontos oferecem uma oportunidade única de tirar fotos e vídeos originais enquanto percorre-os. Vamos mostrar onde ficam esses locais encantadores.

As pontes e corredores para chegar até a praia são as seguintes:


6. FALÉSIAS CAÍDAS NA PRAIA DAS TARTARUGAS

Tecnicamente, a Praia da Tartarugas fica após o Rio da Barra e pertence ao município vizinho de Arraial D’Ajuda. No entanto, o acesso mais fácil e próximo é a partir de Trancoso, cruzando o Rio da Barra. É muito próximo a partir desse ponto.

A atração são as grandes pedras da falésia caídas e erodidas pela ação das ondas e das marés. É um belo cenário para tirar fotos incríveis.

A localização exata é aqui, e para acessar, você pode consultar a seção do Rio da Barra mais acima.


7. IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA NO QUADRADO

É importante destacar a Igreja do Quadrado de Trancoso nesta lista, embora possa parecer óbvio. Afinal, ela é o principal cartão postal da cidade e está bem à vista, presidindo a frente do Quadrado. No entanto, o que queremos destacar aqui é o seu interior, que é bem menos conhecido pela maioria dos visitantes.

O interior da igreja é bem simples e característico das capacidades de um pequeno povoado dos séculos XVII – XVIII. Apesar disso, a simplicidade do seu interior é bela e transmite uma grande paz espiritual. A atmosfera tranquila da igreja faz com que seja um lugar ideal para contemplação e meditação, proporcionando uma experiência única para aqueles que buscam um momento de reflexão.

Infelizmente, a igreja não fica aberta regularmente, então a única maneira de visitar seu interior é durante uma missa ou um casamento. Nos últimos anos, tornou-se uma tendência celebrar casamentos em Trancoso, e todos os finais de semana há vários casamentos com noivos e convidados vindos de todos os estados do Brasil. É uma ótima oportunidade para apreciar a beleza da igreja desde seu interior.


8. RESTINGA ARBUSTIVA DA PRAIA DE ITAQUENA

Talvez possa resultar um pouco estranho considerar a restinga arbustiva e de areia da Praia de Itaquena como um cantinho especial de Trancoso. Mas quando você está dentro dela, é um espaço bem diferente e você se sente como se estivesse em outro planeta.

Apesar de ser um local especial, pode ser um pouco complicado tirar fotos, já que a areia fica muito quente nos dias de sol. Mas ainda assim, é possível fazer uma sessão de fotos diferente e única.

Para chegar lá, é possível ir de carro, seguindo para Itaquena (você pode consultar como chegar em nossa página sobre as praias, na seção de Itaquena). Além disso, também é possível percorrer a região de quadriciclo até o Rio dos Frades, em um passeio oferecido por agências de aventuras (mais informações na seção do Rio dos Frades). Muito cuidado com o fato de ir sozinho, é fácil se perder.


Siga-nos no Instagram:

Rolar para cima